Mineração 

A bacia do rio Tapajós, uma das maiores províncias auríferas do mundo, caracteriza-se pela presença amplamente disseminada de garimpos.

Essa atividade, que ainda hoje sustenta milhares de trabalhadores na região, é causadora de grandes modificações no meio ambiente, principalmente quando se trata da extração do ouro secundário ou de aluvião (conhecidos como “baixões” na região).

Essa atividade provoca o assoreamento dos cursos d’água através do “desmonte” das margens dos rios com mangueiras de pressão, assim como pela retirada da vegetação ciliar, além de ocasionar a acumulação de metais pesados nos rios e igarapés, com efeitos que se estendem nos ecossistemas aquáticos.

A forma difusa como os garimpos distribuem-se na região e as alterações ambientais por ele provocadas correspondem a um grande passivo ambiental, cuja remediação é extremamente necessária e dependerá de um significativo aporte financeiro, embora não haja atualmente qualquer programa estabelecido com esse fim.

 

Já a mineração desenvolvida em escala industrial apresenta um grande potencial de crescimento na região, haja vista o esgotamento do ouro aluvionar. Essa atividade, muito mais limitada especialmente e apresentando um maior nível tecnológico, poderá representar uma alternativa de atenuação significativa dos impactos ambientais, não só pela forma como a ela se desenvolve, mas também pela perspectiva de aportar recursos para a recuperação dos passivos acumulados na região.

 

Além disso, trata-se de uma atividade que é muito sujeita à fiscalização, devendo submeter-se a licenciamento ambiental, garantindo, portanto, o atendimento a padrões mais rígidos de qualidade ambiental ao longo de todo o processo extrativo.

 Toda mineração que o Grupo Dias esta presente, são mineradoras em escala industrial ,tendo todos os cuidados necessários para o menor impacto ambiental.

Crepurizinho

 - 11400 ha para pesquisa.

 

 -  Movimentação diária para produção - 500 Ton.

 

 - Produção de Ouro – 50kg/m.

 

 - 10 caminhões com 10 ton capacidade, 3 perfuradora, 2 carregadores, 2 L200 caminhonete

 

 - Galpão de manutenção, cozinha com capacidade para 100 pessoas, escritório e acomodações