
Mineração
A bacia do rio Tapajós, uma das maiores províncias auríferas do mundo, caracteriza-se pela presença amplamente disseminada de garimpos.
Essa atividade, que ainda hoje sustenta milhares de trabalhadores na região, é causadora de grandes modificações no meio ambiente, principalmente quando se trata da extração do ouro secundário ou de aluvião (conhecidos como “baixões” na região).
Essa atividade provoca o assoreamento dos cursos d’água através do “desmonte” das margens dos rios com mangueiras de pressão, assim como pela retirada da vegetação ciliar, além de ocasionar a acumulação de metais pesados nos rios e igarapés, com efeitos que se estendem nos ecossistemas aquáticos.
A forma difusa como os garimpos distribuem-se na região e as alterações ambientais por ele provocadas correspondem a um grande passivo ambiental, cuja remediação é extremamente necessária e dependerá de um significativo aporte financeiro, embora não haja atualmente qualquer programa estabelecido com esse fim.
Já a mineração desenvolvida em escala industrial apresenta um grande potencial de crescimento na região, haja vista o esgotamento do ouro aluvionar. Essa atividade, muito mais limitada especialmente e apresentando um maior nível tecnológico, poderá representar uma alternativa de atenuação significativa dos impactos ambientais, não só pela forma como a ela se desenvolve, mas também pela perspectiva de aportar recursos para a recuperação dos passivos acumulados na região.
Além disso, trata-se de uma atividade que é muito sujeita à fiscalização, devendo submeter-se a licenciamento ambiental, garantindo, portanto, o atendimento a padrões mais rígidos de qualidade ambiental ao longo de todo o processo extrativo.
Toda mineração que o Grupo Dias esta presente, são mineradoras em escala industrial ,tendo todos os cuidados necessários para o menor impacto ambiental.
Crepurizinho
- 11400 ha para pesquisa.
- Movimentação diária para produção - 500 Ton.
- Produção de Ouro – 50kg/m.
- 10 caminhões com 10 ton capacidade, 3 perfuradora, 2 carregadores, 2 L200 caminhonete
- Galpão de manutenção, cozinha com capacidade para 100 pessoas, escritório e acomodações










